Conheça o projeto social VOR do Curitiba Rugby Clube

História

Mauro Callegari e Eduardo Lagarrigue tiveram a ideia de criar o clube em dezembro de 1981, mas os primeiros treinos só aconteceram em 1983, no Parque Barigui, depois de uma grande divulgação com cartazes espalhados pela cidade.

Em 1983 foi criado o CNPJ do clube definindo Jonh Swan como presidente. Seis anos depois, em 1989, conquistou o título brasileiro da segunda divisão, subindo para a primeira, onde não se manteve por muito tempo. Porém, em 2005 recuperou sua posição na elite do rugby nacional onde se mantém até hoje.

Em 2007 os Touros conseguiram colocar em prática seu primeiro projeto social esportivo, o VOR – Vivendo O Rugby, graças ao seu primeiro patrocinador, o hospital suíço Clinique des Grangettes. O primeiro colégio atendido foi o Paulo Leminski e as crianças já eram atendidas no contraturno escolar para ensino dos valores, regras e prática do rugby.

Em 2011 o clube obteve a primeira aprovação do Projeto VOR – Vivendo O Rugby pela Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal, o qual vem sendo renovado até hoje. Neste ano também veio o primeiro título nacional juvenil da primeira divisão, o masculino de Sevens. Esta mesma equipe, em 2012, já no adulto, conquistou o vice-campeonato brasileiro de Sevens, estreando em transmissão ao vivo pela TV em rede nacional.

Em 2013 foi a vez do feminino mostrar seu crescimento! As Touritas, na maioria atletas oriundas do Projeto VOR – Vivendo O Rugby, conquistaram o ouro nas duas edições (verão e inverno) da Copa Cultura Inglesa, campeonato brasileiro juvenil da primeira divisão.

O ano seguinte, 2014, foi o ano da conquista mais sonhada pelos Touros. Foi o ano em que conquistaram primeiro lugar no principal campeonato masculino da primeira divisão, o então chamado Super10.

Em 2015 as meninas voltaram a brilhar. As mesmas atletas, praticamente, que venceram o campeonato juvenil duas vezes em 2013, agora jogando pelo adulto, garantiram o título brasileiro do Super Sevens. Neste ano os Touros também fizeram bonito, como campeões do juvenil M17 e vice-campeões do adulto Super8 – Campeonato Brasileiro de Rugby XV.

Para coroar 2015 como um dos melhores anos para os Touros, o clube foi contemplado com o primeiro e único prêmio já conferido ao Brasil pela IRB – International Rugby Board. O Projeto VOR – Vivendo O Rugby foi escolhido como melhor projeto social de rugby do mundo, recebendo o troféu Spirit Of Rugby.